sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A magistral arte de chutar

(questão retirada da Prova Geral P-5 M-1 do Sistema Anglo de Ensino)


31. O período da função 5cos (4πx + π/3) é:

A) π/5
B) 1/2
C) π/2
D) π/3
E) 2

Se você visse esta linda questão de exatas na sua prova, piscando para você com um ar seduzinte de "vou te ferrar", o que você faria?

a) Resolveria a questão, obviamente. Sou um nerd em exatas sem amigos e serei seu patrão na empresa que montarei. Ah, não serei. Não contrato gente incompetente, sabe;
b) Ficaria rezando até Jesus Cristo (ou Chico Xavier, venha o que vier!) baixar em mim e dizer qual é a resposta correta;
c) Ah, não. Mais uma questão deixada em branco na minha prova...
d) Chutaria, claro!

Se você, que está aí lendo isto (ou abriu a página só porque achou bonitinha), marcou a alternativa D (da minha questão, não desse simulado from hell), este post é para você! Aqui, relatarei brevemente as técnicas que conheço sobre a arte magistral do CHUTE  (Cálculo Heurístico Usando Técnicas Estatísticas), ou apenas, mais simplesmente, do "vai nessa mesmo".


  • Ma-mãe-man-dou: Lembra daquela brincadeira besta que você fazia quando era criança para escolher as coisas quando estava indeciso (e que era refeita quando caía na coisa que você não queria)? Então. Comece de qual alternativa quiser, seguindo uma ordem linear, até chegar ao fim da "musiquinha". Eis a resposta (errada)!
  • D de Deus, C de cachorro: Pense em algo que você gosta e/ou acredita que comece com qualquer destas letras - A, B, C, D e E - e marque. Tiro e queda (da nota).
  • Professor, escolhe uma letra: Para esta técnica, você precisará do auxílio de alguém, de preferência  o seu mestre com carinho, que entenda da arte da sorte. A que ele falar, pimba! É a certa (com 223238728381 pontos de margem de erro). Muitos docentes ficam bravos quando os alunos usam esta técnica, com aquele discurso banal de "tente mais uma vez". Mas pra que tentar? Você não sabe, mesmo.
  • Espírto, guie-me: Consiste em fechar os olhos e, neste estado, marcar uma das alternativas. É perigosa, visando que você pode marcar as bordas da prova, a carteira, a camiseta do seu amigo da frente ou seu próprio braço ao invés de uma das respostas.
  • Algumas unanimidades não são burras: Escolha uma letra simpática e marque todas as alternativas igual e uniformemente. É uma das técnicas mais comprovadas, pois, se você marcou D, pelo menos uma resposta em toda a prova tem que ser D.
  • Método Michelliano de Chute em Alternativas de Física (novo!): Nossa querida professora de Física, M. (vocês podem deduzir o nome pelo nome do método, champs), percebeu que grande parte das respostas do caderno de atividades de Física tinham como resposta o número 24 (sabe-se Deus porque, ou, melhor, sabe-se sim). Viu um exercício de Física? Não sabe como fazer? Tem uma alternativa igual à 24? Marque! (obs: por ser um método novo, não funciona direito; I. marcou 24 e não era a resposta certa)

Este post não é uma apologia ao chute desvairado; é apenas uma mostra das coisas que fazemos quando não sabemos o resultado. Se você sabe resolver, resolva, mas, se não souber, bem... CHUTE!

P.S.: Fui mal no simulado de matemática/física/química/exatas em geral e vou xingar muito no Twitter. Quando eu tiver um.